Cola cum Fróis

Escrevo pela necessidade de me livrar das palavras | @_dudufrois

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Exame Nacional do Ensino Médio

Lá pro meio do ano, quando estava quase acabando o prazo para as inscrições ao o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), eu resolvi fazer a prova. Não estudei especificamente nada, e nem me esforcei o que poderia nos estudos em geral ao longo do ano. Me inscrevi mais para auto avaliação, e ver o que eu precisaria melhorar para o ano que vem.

Considerando que quase deixei de fazer a prova para ir a uma balada (o ingresso já estava comprado), até que foi tranquilo. Nunca tinha feito uma prova tão extensa, porém bastava ter concentração para realiza-la na íntegra.


A prova é bem feita, com textos retirados de diversos locais. Aliás, a grande característica do exame são os textos. São trechos sobre temas importantes, e não só componentes da matéria do ensino médio. Buscando despertar no estudante um senso crítico, os textos englobam desde notícias importantes, crônicas, obras literárias, letras de música, entrevistas á contos. Há também diversas tirinhas, anúncios de publicidade e imagens que servem de base a várias questões. Pode-se observar também um grande número de gráficos, tabelas e estatísticas na parte mais exata. Só senti falta de mapas na área de humanas.

No geral o ENEM foi muito bem elaborado. As questões pediam muito de interpretação e atentamento do realizante ao cotidiano. Cada vez menos levando a manjada decoreba das provas tradicionais. O aluno que fez o exame, teve antes de tudo, sua principal dificuldade no psicológico para se concentrar na resolução das questões e não se afobar com o tempo. Além de tudo, no segundo dia de provas foi necessário a elaboração de uma redação. O tema era sobre a imigração ao Brasil no Século XXI, surpreendendo a grande maioria de estudantes. Bastava redigir a dissertação com eloquência, apresentando o uso da norma padrão da língua portuguesa, não fugindo do tema proposto. Que aliás, este tema apesar de um pouco chato, é um assunto que poderá vir a tona em futuras discussões observando que o índice de imigrantes ao Brasil só tende a crescer.

Piadas do twitter á parte, dá para aprender bastante coisa no ENEM. O exame não é só para ser feito, e acompanhar seu próprio desempenho em relação aos outros. O exame é para ser relido em casa, com mais calma. Quem sabe até refeito por cada candidato. Há inúmeras informações em meio as questões, que contém uma grande abrangência, passando conhecimento sobre diversos assuntos importantes a quem realiza a prova.

Aprendizagens a parte, o ENEM tem o propósito principal de avaliar os alunos do Ensino Médio do Brasil. Há também quem faça o teste para concluí-lo. Mas a grande maioria dos prestantes, faz a prova com o intuito de ingressar em uma universidade federal. Acho que as universidades devem ter seus próprios critérios de admissão de estudantes, tendo por outros meios além do ENEM este egresso.

Presumo que não me saí mal nas provas, fui melhor do que imaginava. Agora é aguardar o fim do ano para ter esta certeza. Por aqui deixo meus parabéns ao MEC pelo sucesso do exame este ano! E encerro a postagem com a frase contida em meu caderno do primeiro dia: "Ler é descobrir-se na experiência do outro."

Até 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário