Seguem as 7 escolas de Sexta-Feira:

"Beth Carvalho: A Madrinha do Samba"
A missão de abrir o carnaval irá ficar por conta da Acadêmicos do Tatuapé. Retornando este ano do Grupo de Acesso, a escola vai cantar Beth Carvalho na avenida. O enredo é muito bom, e ganhou a comunidade da escola. No entanto, o que me preocupa é o modo com que o carnavalesco irá desenvolvê-lo. Os carros alegóricos deverão vir simples e (espero eu) bem acabados. As fantasias também são simples, porém de bom gosto. E acho que esse seria justamente um dos pontos fracos, o visual. O samba de enredo é muito bom, empolgante e deverá contagiar os componentes. Com certeza é o ponto forte. A bateria melhorou bastante, e vem realizando duas bossas bem interessantes nos refrões do samba. Em harmonia eu vi a escola alternar ótimos e fracos ensaios, mas no geral o balanço é positivo. Faltou apenas uma melhor organização das alas, coisa que sem dúvidas estará perfeita na sexta. O primeiro casal da agremiação é muito bom, e a comissão de frente não fica atrás. Espero um memorável desfile, e sem muitos erros. A disputa este ano é difícil, e para quem quer permanecer no Especial, não podem haver falhas. Não tenho dúvidas de que a escola fará um emocionante desfile, mas ficar no grupo de elite já são outros quinhentos.

"Os Condutores da Alegria - Numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia"

"Mário Lago - O Homem do Século XX"
Logo em seguida a Mancha Verde adentra a passarela contando a história de Mário Lago. Um bom enredo, claro, mas não gosto muito da forma que ele é abordado. O samba é regular, com algumas partes de explosão. No entanto, peca na letra. A Puro Balanço vem quente, com a mesma cadência gostosa. Uma das grandes baterias do dia, e quer repetir a nota máxima. Outro destaque é o carro de som. Na evolução e no canto, a Mancha parece trabalhar para melhorar o que vem dando certo. Esses dois quesitos podem ser cruciais para tirar ou colocar a escola na disputa pelo campeonato. Outro quesito que está tendo uma atenção maior é o de alegorias. Já as fantasias são pesadas visualmente. A escola tem na comissão de frente o seu ponto forte, e que pode fazer a diferença. O primeiro casal precisa mostrar que se preparou ainda mais para este ano. No geral é sempre feito um carnaval bem bonito, e animado. A agremiação vem vindo com vontade, mas não acho que leve o título pra casa. Que na avenida eles possam me provar o contrário!

"Sangue da Terra, Videira da Vida: Um Brinde de Amor em Plena Avenida - Vinhos Brasil"
Fazendo propaganda dos vinhos nacionais, a Vai-Vai é a quarta escola a desfilar. A Saracura é sempre uma das favoritas. O tema, além de patrocinado, é um tanto batido no carnaval. Mas a escola nos promete uma abordagem única. Tradicionalmente a comunidade da Bela Vista dá show em termos de harmonia ao desfilar. Já a evolução sempre merece mais atenção. O samba de enredo é bem construído, e sobretudo, muito bem escrito. Não é explosivo, mas é bem animado. Wander Pires contribui bastante pra isso. A bateria Pegada de Macaco dispensa apresentações. Sempre retinha, com sua célebre batida de caixa mais acelerada, a escola não costuma perder pontos no quesito. Em termos de alegorias, sempre nos apresenta um bom conjunto de carros. As fantasias são bonitas, e aguardo um bonito efeito no desfile. No quesito comissão de frente a Vai-Vai é uma interrogação esse ano; e é outra escola que alterna boas e regulares apresentações. O casal principal é um dos mais elogiados da cidade, se não o mais. Tá na briga ali, dependendo de um desfile superior ao do ano passado, se quiser levar taça. Sem dúvidas vai sacudir o Anhembi.

"Se Pra Ter Diversidade Basta Viver Com Alegria: Sorria... Pois São Paulo Hoje É Só Harmonia"
É com o samba mais bonito de se ouvir que a X-9 vai ganhar a avenida. Uma obra-prima. A melodia é seu diferencial, ainda que tenha uma letra muito rica. A escola irá cantar a diversidade da cidade de São Paulo, de uma forma que parece ser bem interessante. Haverá a mistura de todas as raças no enredo, que eu espero ser mais claro do que o do ano passado. Os protótipos de fantasias estão bem bonitos, e as alegorias devem vir com uma melhor execução. De harmonia eles ainda têm que melhorar bastante, pois os ensaios não foram lá muito animados. A comissão de frente possui uma das melhores coreógrafas da cidade. A bateria melhorou em relação ao ano passado, mas ainda precisa de alguns ajustes para a nota máxima. O casal é talentoso, mas a fantasia deste ano precisa ajudar. A X-9 Paulistana poderá passar tanto muito bem, quanto muito mal. Fico com o meio termo. Acho difícil beliscar vaga nas campeãs, assim como o rebaixamento. Meu palpite é de um desfile frio por parte dos componentes, mas bem agradável de se ver. Muito se deve por causa do belo samba.

"Dragão, Guardião Real, Mostra Seu Poder e Soberania na Corte do Carnaval"
Querendo surpreender novamente, vem chegando Dragões da Real. Este ano porém, o samba de enredo não vai ajudar. Nem o próprio enredo, que está mais para um tema. Falar de diversos dragões é maneiro, mas se não for bem desenvolvido na avenida pode dar errado. O samba é bem fraco. O que pode alavancar a escola é a parte de alegorias e fantasias. Promete ser um desfile luxuoso. Como luxo não ganha carnaval, a escola precisa ter maior atenção com sua evolução. A harmonia geralmente não é problema. Já a bateria tem um breque interessante no final do samba, que inclusive dá um gás no canto. Espero vê-la mantendo boa sustentação, sem embolar os naipes ao longo da apresentação. O primeiro casal é bom. Sobre a comissão de frente; ano passado eu não gostei. Veremos a criatividade que ela vai trazer esse ano. Eu sinceramente não acho que a Dragões possa desfilar duas vezes. Porém, como o carnaval paulista está bem concorrido, estamos sujeitos à surpresas. Acho ainda que um possível rebaixamento não está descartado, mas confesso que é um pouco difícil. O desfile não deverá ser tão alegre como o do carnaval passado. Daniel Collête tem tudo pra me dizer que não é bem assim...

"Minha missão. O canto do povo. João Nogueira."
Para encerrar a noite de sexta-feira, quase ao amanhecer, a Águia de Ouro traz simplesmente o melhor samba do carnaval 2013. Uma poesia em forma de samba. Uma melodia que parece bailar nos ouvidos. Serginho do Porto ainda, deu muito bem a voz para o samba de enredo. Faz contra canto e os carai. "O meu medo maior" é o Quinho começar a gritar neste samba, que passa longe do estilo salgueirense nos últimos carnavais. "E o meu medo maior" é o samba ser mais acelerado ainda do que foi no disco. No ensaio já achei ele bem "pra frente". Mas isso não é com o carro de som, e sim com a bateria. E não parece ser exclusividade desse ano. Sempre vejo a Águia acelerar suas composições na avenida. As vezes dá certo. Esse samba porém, será um tiro no pé se for cantado em ritmo de frevo. Em harmonia a agremiação tem uma boa comunidade, falta só uma melhor organização de espaço aos componentes e tempo de desfile (vide ano passado). A comissão de frente não deverá demorar tanto para evoluir, aprendendo com os erros cometidos; e permitindo dessa vez que o primeiro casal exiba tranquilamente sua apresentação, na estreia dela pela escola. Sobre o carnavalesco, digo que Cebola tem boas ideias e mostra nas encenações a sua marca. Peca entretanto, na concepção de algumas de suas fantasias e alegorias. Se não correrem com o andamento do samba, a escola vai muito bem (bem mesmo). Se acelerarem a bateria, correm um risco de repetir a dose do ano passado; só que dessa vez com maiores chances de cair, devido ao alto nível das escolas. Sem dúvidas será um carnaval memorável da Águia. Tem tudo para ser mais um emocionante desfile do Cebola pela manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário