São 10 anos de pontos corridos. O que gera aquela eterna discussão sobre qual modelo de campeonato é melhor. É claro que em emoção os campeonatos de mata-mata dão um banho no Brasileiro atual. Porém, o argumento para mantê-lo assim é de que a disputa é por um todo bem mais justa. O que é verdade. Ganha o time mais completo, com o melhor elenco, que teve a melhor REGULARIDADE no campeonato inteirinho. Assim tendo em vista de que a Copa do Brasil, os Estaduais, a Sul-Americana e a Libertadores da América têm suas fases finais disputadas por mata-mata, logo seria justo tentar equilibrar a balança com um campeonato mais consistente e longo por pontos corridos: o Brasileirão.
Vimos ao longo dos anos por pontos corridos que o Campeonato Brasileiro é bem disputado. Mas é evidente a diferença do nível do futebol apresentado entre os clubes que o disputam. São 20 clubes (um número razoável), porém com uns 4 ou 5 com elenco para brigar pelo título. Neste ano por exemplo; apenas o Fluminense, o Atlético-MG, o Grêmio e talvez o Corinthians ou o São Paulo tinham time para conquistar uma taça. O resto dos times se contentou em apenas disputarem os jogos entre si, sem maiores objetivos. Um time grande, tem de sempre se manter entre os que brigam pelo título. Do outro lado vimos uma boa disputa para não serem rebaixados à Série B, talvez a maior disputa do campeonato. Caíram as piores campanhas, os piores grupos.
Aponto a equipe do Fluminense e a do Atlético-MG como destaques do ano (e que protagonizaram um belíssimo jogo na 32ª rodada). A primeira pela sua reta final. E a segunda pelo desempenho louvável no início da temporada. O clube do Náutico jogou muito bem os dois turnos, e contrariou quem apostava numa possível queda do Timbu. A Ponte Preta também surpreendeu, e apresentou um time bem entrosado e com um certo grau de habilidade. A Portuguesa mostrou raça ao alcançar o objetivo de permanecer na elite, algo digno de aplausos com o elenco atual da Lusa. Negativamente temos o Flamengo e o Cruzeiro que têm jogadores medianos/bons, entretanto não foram capaz de conseguirem resultados expressivos. E o Palmeiras, que não era esperado seu rebaixamento no início, mas ao longo da disputa a qualidade decaiu e o time não rendeu o que a torcida esperava. O elenco também não era dos melhores. A arbitragem, como sempre, cometeu diversas falhas graves; em inúmeros jogos. Pode até ter interferido em alguns pontinhos, mas no resultado geral acredito que não.

Como jogador, Neymar (Santos) confirma que é o melhor em atuação no Brasil. Lucas (São Paulo) aperfeiçoa seu talento. Fred (Fluminense) mostra que com a idade, seu faro de artilheiro só cresceu. O garoto Bernard (Atlético-MG) foi o meu destaque deste ano. E Ronaldinho Gaúcho (Flamengo/Atlético-MG) deu a volta por cima na temporada, e encerrou o ano jogando muito. Como técnico o estilo de Abel Braga (Fluminense) pareceu ser o mais satisfatório, porém sem grandes elogios. No gol também não houve muito destaque. Apenas o garoto Paulo Victor (Flamengo) aparecendo bem em alguns jogos. E o veterano Dida (Portuguesa) voltando no mais alto nível.
Segue a classificação do Brasileirão no 1º turno:
1º ATLÉTICO/MG - 43 p
2º FLUMINENSE - 42 p
3º GRÊMIO - 37 p
4º VASCO - 35 p
5º SÃO PAULO - 31 p
6º INTERNACIONAL - 31 p
7º FLAMENGO - 29 p
8º BOTAFOGO - 28 p
9º CRUZEIRO - 28 p
10º SANTOS - 26 p
11º NÁUTICO - 24 p
12º CORINTHIANS - 24 p
13º PONTE PRETA - 23 p
14º PORTUGUESA - 22 p
15º CORITIBA - 19 p
16º BAHIA - 17 p
17º PALMEIRAS - 16 p
18º ATLÉTICO/GO - 16 p
19º SPORT - 15 p
20º FIGUEIRENSE - 14 p
E a classificação final, após o 2º turno:
1º FLUMINENSE - 77 p
2º ATLÉTICO/MG - 72 p
3º GRÊMIO - 71 p
4º SÃO PAULO - 66 p
5º VASCO - 58 p
6º CORINTHIANS - 57 p
7º BOTAFOGO - 55 p
8º SANTOS - 53 p
9º CRUZEIRO - 53 p
10º INTERNACIONAL - 52 p
11º FLAMENGO - 50 p
12º NÁUTICO - 49 p
13º CORITIBA - 48 p
14º PONTE PRETA - 48 p
15º BAHIA - 47 p
16º PORTUGUESA - 45 p
17º SPORT - 41 p
18º PALMEIRAS - 34 p
19º ATLÉTICO/GO - 30 p
20º FIGUEIRENSE - 30 p
Agora é esperar o troca-troca do mercado da bola. Quem vem, quem vai, quem volta, quem pára, quem surge e quem desaparece. A maioria dos times precisam reformular seus elencos para 2013. Um campeonato só será bem disputado se praticamente todas elas investirem a grana que faturaram. Vem aí Goiás, Criciúma, Vitória e Atlético-PR. A briga em baixo vai ser boa. Em cima, me parece que será melhor do que este ano. Afinal a Copa do Mundo ta quase aí.

O saldo deste ano parece ser bom. Um campeonato um pouco mais desigual, mas com um registro de bom público nos estádios. E o importante é isso. O torcedor estar lá para apoiar seu time sempre quando der, independente se valer ou não uma conquista.
Ahhhhh... já ia me esquecendo! PARABÉNS AO CAMPEONÍSSIMO FLUMINENSE!!!
Ahhhhh... já ia me esquecendo! PARABÉNS AO CAMPEONÍSSIMO FLUMINENSE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário