Cola cum Fróis

Escrevo pela necessidade de me livrar das palavras | @_dudufrois

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Se o prefeito não ajuda, faça seu próprio Carnaval!

Bom, como a mídia tem divulgado por aí, diversas cidades do Brasil estão deixando de lado seu próprio carnaval este ano. São os mais variados motivos, mas a decisão tem sido a mesma: cancelar a verba para o carnaval 2013.

Carnaval é cultura. O governo já investe muito pouco em cultura. Os municípios então, quase nada. Principalmente em pequenas cidades. Onde encontramos teatro, música, oficinas culturais nessas cidades menores? O povo se organizava, e por conta própria punha o bloco na rua. As prefeituras começaram a incentivar o carnaval, ditando algumas regras; e tornando as associações carnavalescas, seja lá quais forem, dependente direta. Aí quando por ventura a prefeitura decide não apoiar o carnaval em determinado ano, já não se tem mais a estrutura para haver uma organização da festa por conta própria. 

Só eu já li que nas seguintes cidades o carnaval 2013 foi cancelado: Florianópolis - SC, Petrópolis - RJ, Ilhéus - BA, Santa Rita do Sapucaí - MG, Alegrete - RS, Santana do Livramento - RJ, Itaquaquecetuba - SP, Suzano - SP, Ferraz de Vasconcelos - SP, São José dos Campos - SP, Guaratinguetá - SP, Marília - SP, Itapetininga - SP, Porto Feliz - SP, Cruzeiro - SP, Biritiba Mirim - SP e Assis - SP. Ufffffaaa! Fora as outras que não foram noticiadas ou que ainda cancelarão a festa até a semana do carnaval. Há também um número grande de cidades em que o carnaval pode até acontecer, mas a verba para ele diminuiu bastante em relação aos anos anteriores.

 Comunidade chora cancelamento dos desfiles.
Sambista de Florianópolis, desolado com a situação deste ano..

Aí o prejuízo fica com quem? Com o morador da cidade, que não tem nem onde se divertir no carnaval. E principalmente, com quem tenta organizar uma agremiação para alegrar quem participa da festa, entretanto acaba ficando "na mão" por conta da administração da cidade.

Entre as cidades que citei acima, umas 4 ou 5 possuem grandes carnavais. Bonito, animado e até tradicional. Para não depender tanto dos prefeitos em seus municípios, acho que quem faz o carnaval destas cidades deveria se unir para conseguir por conta própria alguma melhoria. Se a prefeitura não lhes apoiam anualmente, uma iniciativa seria juntar-se com várias agrêmiações do mesmo tipo na região para que unidas possam colocar o carnaval na rua. Por exemplo: Guará e São José que abrigam grandes escolas de samba, poderiam facilmente se aliar à outras escolas de cidades próximas que também fazem bonito (e não são poucas), e competirem entre si num concurso regional do Vale do Paraíba (região destas cidades). Assim seria por diante nas diversas regiões onde quem chefia prefeitura ou secretária de cultura não parecem colaborar muito.

A própria Pindamonhangaba (onde moro), está indicando que o carnaval da cidade não terá desfile algum. Um carnaval que há 5 anos atrás só crescia, parece ter sido largado por ambas as partes. Não vi bloco nenhum na programação também. O número de blocos era bem maior, e sempre movimentando bastante gente. Não sei se extinguiram, se vão sair com as "próprias pernas" ou se a prefeitura ainda não os incluiu na programção. O que me assusta é ver minha cidade desvalorizando sua festa, e importando bloco e escola de samba lá de fora. Talento a cidade tem para se fazer um dos melhores carnaval daqui do Vale, seja em qual estilo de festa for. Mas atualmente passa muito longe disso.

Acho também que cada município deve valorizar sua tradição no carnaval que ali exista. Seja no carnaval de blocos de rua, de escolas de samba, de festivais de marchinha, de bailes ou grandes shows. Que seja. Só é preciso que o povo se encontre para festejar o carnaval! Uma festa animada e alegre, em que o maior objetivo é brincar nos dias de recesso. E quem não goste que fique em casa!

Foliões no carnaval de rua de São Luiz do Paraitinga - SP

Há espaço para tudo nas cidades. Grandes metrópoles como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo estão tentando retornar ao carnaval de rua. Cidades do Nordeste estão investindo em suas escolas de samba. O importante é isso. Abrigar o povo. Ainda mais no carnaval. Mas devemos ter a consciência de jamais abandonar às raízes. Vejo marchinhas desaparecendo cada vez mais da folia. Era no interior que poderia se difundir esse tipo de festejo carnavalesco.

E foi através desse festejo que São Luiz do Paraitinga se tornou famosa em todo Brasil. Seus blocos de marchinha já são uma grande tradição, e felizmente vem se espalhando por toda região que circunda a cidade; ano a ano. O grande porém da história vem com a popularização da pequenina cidade durante a época de Momo. Circulou-se por aí que uma empresa privada em parceria com a prefeitura iria realizar shows de atrações bem conhecidas aproveitando o grande fluxo de gente no carnaval. Mas pera aí... Aí acaba a magia que o carnaval da cidadezinha possui! Não teria cabimento (literalmente) essas atrações durante o carnaval. São Luiz é famosa pela marchinha. E é pela tradição marchinha que ela deve continuar sempre viva.

Então você aí que vai pular o carnaval em uma dessas (ou outras) cidades que não vai ter a festa apoiada pela prefeitura, divirta-se! Da maneira que puder. Da maneira que quiser. Viaje. Junte os amigos e faça o próprio carnaval. Vai brincar na rua. Só não deixe em hipótese alguma a data passar em branco! E se você terá uma folia valorizada em sua cidade, brinque mais ainda. Afinal você terá mais motivo ainda. Seja feliz, que seja ao menos por um feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário