De cara já se viu no palco abrindo a noite os caras do Planet Hemp. Com B-Negão e Marcelo D2 no microfone, o grupo cantou seus primeiros sucessos, e claro, com muita liberdade de expressão para falar de uma droga proibida em suas letras. Sempre mantendo o respeito!

A emissora mesclou entre prêmios e apresentações musicais, entrevistas sem graça e um humor um pouco forçado. Com poucos pontos altos neste sentido, o show mesmo ficou por conta da música. Houveram também outras atrações como artistas do esporte e um pouco de dança e skate; com destaque ao break dance que era feito por b-boys ao som do talentoso Dj Zegon.
Depois D2 também se apresentou em show solo que empolgou o público. Passaram pelo palco também Karina Buhr e Agridoce com a boa música jovem que rola atualmente no Brasil. Mais tarde Projota e Cone Crew embalaram a galera ao som do hip-hop. Brothers of Brazil fizeram um som, para depois dar espaço a Emicida, que propagou sua mensagem em favor das favelas que sofrem com a ocupação do governo e que recentemente também têm sofrido com uma série de incêndios duvidosos na capital paulista, como a Favela do Moinho, citada hoje. Para diversificar a trilha sonora, Bonde do Rolê com Karol Conká fizeram uma parceria bem legal que mesclou seus estilos musicais. Gal Costa deu o toque clássico que faltava ao programa, acertando em seu repertório. Por fim, Racionais Mc's encerram do melhor jeito as apresentações que, juntamente com Seu Jorge, marcaram a noite do VMB.

As premiações entregues foram nas seguintes categorias, com seus respectivos ganhadores:
Revelação: Projota
Disco: BNegão e Seletores de Frequência - "Sintoniza Lá"
Banda: Vanguart
Artista Internacional: One Direction
Capa: Gaby Amarantos - "Treme"
Artista Masculino: Criolo
Aposta: O Terno
Música: Wado - "Com a ponta dos dedos" / Emicida - "Dedo na ferida"
Hit: Restart - "Menina Estranha"
Artista Feminino: Gaby Amarantos
Clipe: Racionais MC's - "Mil faces de um homem leal"
Artista: Gaby Amarantos
Num todo, o balanço foi bom. Mereceu ganhar, quem ganhou. O VMB selecionou um bom time de jurados para escolher bem os vencedores de cada categoria. Gaby Amarantos foi o grande destaque da noite, levando o maior número de premiações. O rap nacional também estava bem representado, e deu o tom por lá com um grupo de responsa, que levaram em várias categorias. O público porém, não se mostrou tão animado quanto poderia ser, não fazendo jus ao nível dos artistas que nos palco estiveram. Músicos do Restart foram vaiados pela platéia novamente. Enfim, a música brasileira está aí, firme e forte. Podem até ter faltado alguns bons nomes de nosso cenário musical, e que ainda não são reconhecidos pelo público. Mas a música brasileira este ano esteve muitíssimo bem representada! Seja ela pop, rock, rap, brega, sertanejo, samba e etc. O que vale é ouvi-la, abraçar nosso país e nossa cultura. Temos sim na atualidade muita coisa boa a ser ouvida por todo Brasil, só falta o povo selecionar melhor o que escuta. Salve a nova MPB... Salve a nova MÚSICA POPULAR DO BRASIL... de qualidade inquestionável!